“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Dinâmicas de grupo ... por Galluzi Fernandes
Para trabalhar Valores .
OBJETIVOS: Reconhecer seus próprios valores e os valores dos outros.
Partilha.
MATERIAL: Cartões onde devem estar escritos valores, os mais diversos
possíveis.
PROCEDIMENTOS: Cada participante recebe um cartão com um determinado
valor (de preferência, um valor que ele possa ter); por exemplo: otimismo,
alegria, esperança, solidariedade, justiça, gratuidade, partilha,
sinceridade, honestidade, etc..
Alguns instantes de reflexão pessoal.
Cada participante vai dizer então se possui ou não este valor
apresentado pelo cartão, justificando-se.
Ao final da dinâmica, é bom que cada um compartilhe como se sentiu
no correr da dinâmica, com como os valores que descobriu em si e nos outros
companheiros.
CONHECIMENTO PESSOAL A COR DO SENTIMENTO
OBJETIVOS: Identificar os próprios sentimentos e expressá-los,
partilhando-os com o grupo.
MATERIAL: Guardanapos ou tiras de papel crepom de cores variadas.
PROCEDIMENTOS: Durante os primeiros cinco minutos o animador solicita às
pessoas participantes que se concentrem, fechando os olhos, procurando uma interiorização
e uma conscientização acerca dos próprios sentimentos no
momento.
Decorridos os cinco minutos, e abrindo os olhos, o animador pede que cada pessoa,
em silêncio, escolha um guardanapo, relacionado a cor dele com os sentimentos
do momento.
Prosseguindo, formam-se subgrupos obedecendo às cores do guardanapo,
resultando daí grupos numericamente variados.
Cada membro desses grupos irá explicar para o seu grupo o relacionamento
encontrado entre a escolha da cor do guardanapo e os seus sentimentos do momento,
levando para este exercício de 15 a 20 minutos.
Terminada esta etapa do exercício, todos se despedem uns dos outros,
e o animador solicita que todos procurem expressar seus sentimentos do momento,
através de uma forma dada ao guardanapo. O importante não é
tanto se a forma dada ao guardanapo seja muito exata, mas o que esta forma representa.
A seguir formam-se novos subgrupos, ajuntando os membros pela semelhança
das formas dadas ao guardanapo, e durante alguns minutos cada irá expor
ao grupo o significado do formato dado.
Desfeitos os subgrupos, seguem-se, em plenário, os comentários
acerca da vivência deste exercício.
AS FOTOGRAFIAS
OBJETIVOS: Ampliar o conhecimento de si e interpessoal. Promover a participação
de todos com maior espontaneidade.
MATERIAL: Fotografias que sejam realistas, não sejam personagens conhecidos,
sejam grandes, todas em preto e branco ou todas coloridas.
PROCEDIMENTOS: Espalhar as fotografias no chão e convidar as pessoas
a circular em volta das figuras fazendo com que cada uma se fixe numa delas,
a qual tenha com que se identifique.
Definida a fotografia, cada pessoa pega sua foto e volta ao seu lugar de origem.
Depois cada participante falará sobre sua escolha espontaneamente, sobre
como a fotografia se identifica com ele.
Finalmente, avaliar como cada um se sentiu e o que descobriu de novo com a dinâmica
conversando um pouco mais sobre o que foi vivenciado:
Houve alguma revelação que surpreendeu alguém (ou que foi
dito pela pessoa que se apresentou)?
O que você sentiu no momento de escolher sua gravura?
Gostaria de ter escolhido alguma que outra pessoa pegou?
OBJETIVOS: Reconhecer seus próprios valores e os valores dos outros.
Partilha.
MATERIAL: Cartões onde devem estar escritos valores, os mais diversos
possíveis.
PROCEDIMENTOS: Cada participante recebe um cartão com um determinado
valor (de preferência, um valor que ele possa ter); por exemplo: otimismo,
alegria, esperança, solidariedade, justiça, gratuidade, partilha,
sinceridade, honestidade, etc..
Alguns instantes de reflexão pessoal.
Cada participante vai dizer então se possui ou não este valor
apresentado pelo cartão, justificando-se.
Ao final da dinâmica, é bom que cada um compartilhe como se sentiu
no correr da dinâmica, com como os valores que descobriu em si e nos outros
companheiros.
CONHECIMENTO PESSOAL A COR DO SENTIMENTO
OBJETIVOS: Identificar os próprios sentimentos e expressá-los,
partilhando-os com o grupo.
MATERIAL: Guardanapos ou tiras de papel crepom de cores variadas.
PROCEDIMENTOS: Durante os primeiros cinco minutos o animador solicita às
pessoas participantes que se concentrem, fechando os olhos, procurando uma interiorização
e uma conscientização acerca dos próprios sentimentos no
momento.
Decorridos os cinco minutos, e abrindo os olhos, o animador pede que cada pessoa,
em silêncio, escolha um guardanapo, relacionado a cor dele com os sentimentos
do momento.
Prosseguindo, formam-se subgrupos obedecendo às cores do guardanapo,
resultando daí grupos numericamente variados.
Cada membro desses grupos irá explicar para o seu grupo o relacionamento
encontrado entre a escolha da cor do guardanapo e os seus sentimentos do momento,
levando para este exercício de 15 a 20 minutos.
Terminada esta etapa do exercício, todos se despedem uns dos outros,
e o animador solicita que todos procurem expressar seus sentimentos do momento,
através de uma forma dada ao guardanapo. O importante não é
tanto se a forma dada ao guardanapo seja muito exata, mas o que esta forma representa.
A seguir formam-se novos subgrupos, ajuntando os membros pela semelhança
das formas dadas ao guardanapo, e durante alguns minutos cada irá expor
ao grupo o significado do formato dado.
Desfeitos os subgrupos, seguem-se, em plenário, os comentários
acerca da vivência deste exercício.
AS FOTOGRAFIAS
OBJETIVOS: Ampliar o conhecimento de si e interpessoal. Promover a participação
de todos com maior espontaneidade.
MATERIAL: Fotografias que sejam realistas, não sejam personagens conhecidos,
sejam grandes, todas em preto e branco ou todas coloridas.
PROCEDIMENTOS: Espalhar as fotografias no chão e convidar as pessoas
a circular em volta das figuras fazendo com que cada uma se fixe numa delas,
a qual tenha com que se identifique.
Definida a fotografia, cada pessoa pega sua foto e volta ao seu lugar de origem.
Depois cada participante falará sobre sua escolha espontaneamente, sobre
como a fotografia se identifica com ele.
Finalmente, avaliar como cada um se sentiu e o que descobriu de novo com a dinâmica
conversando um pouco mais sobre o que foi vivenciado:
Houve alguma revelação que surpreendeu alguém (ou que foi
dito pela pessoa que se apresentou)?
O que você sentiu no momento de escolher sua gravura?
Gostaria de ter escolhido alguma que outra pessoa pegou?
Assinar:
Postagens (Atom)